excerto de uma entrevista a uma professora que ganhou o premio nacional, e que lecciona na mesma escola do "da-me o télemovel já!"
"Não porque seja melhor que os outros, mas porque faço o melhor que posso"
"no seu currículo cabem uma licenciatura em Geologia, um mestrado na mesma área e um doutoramento em Ciências da Educação"
""A escola abriu-se a alunos que, há vinte anos, não chegavam a uma sala de aula: com problemas sociais agudos e enquadramentos familiares muito fragilizados. Desse ponto de vista, tornou-se mais difícil"
"Mais recentemente, recorreu a músicas de Maria Bethânia com fundo rap para pôr os alunos a reflectir sobre reprodução e afectos. "É muito mais eficaz do que estar a elencar as funções do aparelho reprodutor". "
é um tema que ate por questoes familiares tenho evitado abordar, e tambem porque nao conheco o suficiente. o que sei, e que eu gosto e faco por ser avaliado, e acho importante ser avaliado. Os professores, devido a sua EXTREMA IMPORTANCIA na sociedade, ja o deviam ter sido ha muito tempo. Como em tudo, ha bons e maus professores, mas ser professor como por exemplo ser médico, lida com coisas muito importantes, e com pessoas, e portanto como dizia alguem outro dia e eu subscrevo totalmente "nem toda a gente pode ser professor" e foi isso que aconteceu na ultima decada, qualquer pessoa com um curso, passava a poder dar aulas, esquecendo-se que a pedagogia, é o mais importante.
Tive muitos professores de matematica mas o que me ensinou mais, e me fezx tirar uma nota fabulosa na especifica, foi um professor que tecnicamente era pouco dotado, mas percebia as minhas frustracoes e onde é que eu falava, 80% dos outros, eram uns palermas que só davam as aulas para os alunos que puxavam por eles. (o mesmo acontecia com ingles, mas aí eu (in)felizmente nunca tive dificuldades, o melhor frofessor que tive foi de ingles, e tambem pela pedagogia)
ser lixeiro, marketeer ou economista chefe do banco de portugal, sao profissoes, ser professor (ou médico, ou psicólogo por ex) tem de se ter um minimo de vocacao, e trabalhala!!
hei-de voltar ao tema
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário